Nos edificios a maior parte exposta à radiação solar é o telhado, o qual absorve grande parte desta energia e a transfere para o interior das edificações, aumentando os ganhos térmicos e conseqüentemente, elevando a temperatura interna. A radiação solar é composta por radiação infravermelha de onda curta, que ao incidir sobre a superfície das telhas, as aquece. Uma parcela deste calor absorvida pelas telhas, é transmitida ao espaço interno do edificio. A tranferencia dessa radiação solar e consequentemente ao resultado com o aquecimento da temperetaura interiormuitas vezes leva a uma diminuição do conforto das pessoas no interior, perdas em produtos armazenados, mas também um aumento dos custos de manutenção do ar condicionado e da ventilação durante o Verão. A tecnologia de telhado frio reduz significativamente o ganho de calor proveniente da radiação solar através de soluções que promovam a emissividade e a refletancia.
Lucros bem como perdas
Nos últimos anos, muito tem sido dito sobre a redução das perdas de calor. Em todo o mundo, aumentam as exigências de resistência térmica dos revestimentos dos edifícios. Os proprietarios esforçam-se por minimizar o consumo de energia tanto no Inverno para aquecimento como no Verão para o resfriamento. Na concepção e fabricação, bem como na modernização de telhados, a principal preocupação é a utilização de uma camada de isolamento térmico adequadamente espessa e à prova de humidade. Esta solução reduz perfeitamente a perda de calor nos meses de Inverno, e protege contra o superaquecimento no Verão. Isto é particularmente importante porque o superaquecimento dos edifícios afeta negativamente a eficiência dos empregados e dos aparelhos de ar condicionado, o que causa emissões de CO2 mais elevadas. É por isso que vale a pena considerar reforçar o sistema de isolamento térmico do edifício com um elemento adicional, tal como um telhado frio com revestimento COOL-R, que protege contra o calor excessivo da radiação solar e protege contra infiltrações proveniente pelo precoce envelhecimento do telhado. Será uma forma de reduzir os ganhos térmicos?
Necessidade de equilibrio
Heat transmission through partitions depends on their thermal resistance and the temperature difference on both sides of the partition. If the temperature inside and outside is the same, heat transmission doesn’t take place. The COOL-R coating regulates the temperature of the roof outside, thus reducing the temperature inside the building. Interestingly, the term “cool roof” doesn’t actually refer to the partition as such, but only to the material used as the top layer. What properties lie behind this technology?
Revestimentos de telhados frios
Os telhados frios têm uma refletancia de 0,70 e uma emissão térmica mínima de 0,75. Estes são factores essenciais para obter um balanço energético adequado. Por exemplo, a refletancia do revestimento líquido COOL-R é de 85,7% ± 0,2, e o valor de emissividade é de 0,85 ± 0,03. O primeiro é uma razão entre a soma da energia solar que atinge o telhado e a quantidade de energia refletida por ele. O segundo parâmetro é a capacidade de remover a energia térmica absorvida. Isto significa que o revestimento é altamente refletante e, portanto, reflete a luz. Ao mesmo tempo, tem uma elevada emissividade, pelo que não absorve nem transfere excesso de calor para o interior. Por exemplo, um telhado coberto com alumínio reflete muito a luz, mas devido à sua baixa emissividade, absorve energia e transmite-a no seu interior. O que é importante, o COOL-R funciona com qualquer tipo de telhado, tanto plano como inclinado, e pode ser aplicado a todas as bases populares na construção.
The reflective and emission properties of the roof covered with the COOL-R coating
Passo a passo da eliminação de alta temperatura
Como já mencionado, o baixo ganho de calor pode ser obtido utilizando materiais (isto é, um telhado frio) com alta refletividade e emissividade, tornando difícil a transmissão de calor para o edifício. Para além destes, valeria a pena considerar outros elementos que afetam o ganho de calor.
A cor e a textura do telhado afetam a temperatura, tal como uma camisa preta não é uma boa ideia para usar em tempo quente. Porquê? Porque as cores escuras absorvem o calor. Por exemplo, num dia quente de Verão, a temperatura num telhado de aço galvanizado oscilará em média à volta de 60°C, e num telhado de preto oscilará à volta de 80-85°C. A textura também é importante. As superfícies lisas têm uma menor capacidade de dissipação de calor devido à menor área superficial através da qual o calor pode irradiar. Superfícies com uma estruturas corrugadas são uma solução melhor, uma vez que reflectem mais facilmente o calor acumulado. Como resultado, a camada altamente reflectora de COOL-R tem uma cor brilhante e cria uma camada impermeável e sem emendas que se adapta à superfície a que é aplicada.
Roof with a highly reflective COOL-R coating, Bolesławiec, Poland
Eficácia comprovada
Em edifícios com um sistema de ar condicionado, o ganho excessivo descontrolado de calor gera uma série de problemas, tais como o elevado consumo de energia utilizado para arrefecer o edifício, o que se traduz num elevado valor do índice do PE e em contas de electricidade elevadas. Por esse motivo, vale a pena fazer um cálculo do balanço energético antes e depois da instalação de um telhado frio.
Todos os investidores que optarem por utilizar o COOL-R receberão um cálculo à medida. A empresa não só realiza uma análise de balanço energético antes e depois da instalação de um telhado frio, como os nossos peritos calcularão adicionalmente quanto os investidores pouparão anualmente devido a uma melhor eficiência dos sistemas de ar condicionado e ventilação após uma renovação do telhado, com base em dados detalhados do investimento (coeficiente de transferência de calor U, custo de 1 kWh, área das paredes e do telhado, localização). Com base nestes dados, também se pode determinar o tempo de amortização de um investimento em telhados frios. Os peritos do COOL-R também têm em conta uma série de outros elementos nos seus cálculos, tais como pontos de consumo de energia, clima, localização, distribuição diária da temperatura, tipo e espessura das divisórias. Cada investimento é tratado individualmente. Além disso, o revestimento de telhados frios é aplicado por empreiteiros certificados e formados de acordo com os mais elevados padrões internacionais. Eles são responsáveis por todo o processo de implementação e pelo serviço “as-built”.